Aeroporto ficou em 1º lugar em três das quatro avaliações feitas por secretaria sobre satisfação durante o ano passado. Terminal em Campinas (SP) conquista prêmio anual pela segunda vez.
O Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito melhor aeroporto do país em 2019, de acordo com pesquisa de satisfação da Secretaria de Aviação Civil. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (3), em Brasília (DF), e o terminal recebeu o prêmio anual pela segunda vez após alcançar o topo do ranking em três das quatro avaliações trimestrais feitas por passageiros. A primeira foi em 2018.
Em fevereiro, o terminal teve plano de recuperação judicial aprovado pelos credores e, com isso, a concessionária responsável por administrar a estrutura desde novembro de 2012 planeja iniciar o processo de relicitação. O objetivo é solucionar a crise financeira com R$ 2,8 bilhões em dívidas.
O prêmio está na sexta edição e ao longo do ano a secretaria ouviu 94,5 mil usuários nos 20 principais aeroportos brasileiros, que respondem por 87% do fluxo de viajantes. A nota média de Viracopos ao longo do ano foi 4.75, em escala que vai de 1 a 5, e superou a de 4,71 registrada no período anterior.
Durante a pesquisa da secretaria são avaliadas as experiências dos passageiros em uma série de itens nas áreas de infraestrutura, atendimento, serviços, além do desempenho de processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagem, entre outros.
Estatísticas
Desde 2013, quando a gestão do terminal passou para a iniciativa privada, Viracopos alcançou o primeiro lugar em 13 pesquisas. As melhores avaliações ocorreram:
- 3º e 4º trimestres de 2013
- 4º trimestre de 2014
- 1º trimestre de 2015
- 1º trimestre de 2016
- 2º e 3º trimestres de 2017
- 1º, 3º e 4º trimestres de 2018
- 1º, 2º e 4º trimestres de 2019
Relicitação
Veja abaixo todas as etapas que devem ser cumpridas pela concessionária Aeroportos Brasil e pela União para o início do processo de relicitação:
- Aprovação do plano deve ser homologada pela Justiça (ocorreu em 27 de fevereiro)
- Concessionária tem 15 dias após a homologação para entrar com pedido de relicitação ao governo federal.
- O aeroporto deve passará por uma qualificação na Anac, Secretaria de Aviação Civil (SAC) e Programa de Parcerias de Investimento (PPI) para saber se reúne as condições de relicitação.
- Viracopos deverá deixar o processo de recuperação judicial, o que será automático, uma vez que o plano já foi aprovado.
- Definição sobre quem pagará as indenizações à concessionária pelos investimentos feitos no aeroporto desde o início da privatização, em 2012.
- Assinatura do termo aditivo com o governo federal para a devolução da concessão.
- Governo federal abre o edital para receber as propostas do novo concessionário.
Fonte: G1 Campinas e Região
Foto: Ricardo Lima